O desenho universal surgiu oficialmente a partir dos anos 1980, nos Estados Unidos, por meio da atuação do arquiteto norte-americano Ron Mace, quando foi cunhada a expressão universal design. Desde então, a área de atuação e pesquisa se expandiu internacionalmente com o objetivo de criar espaços, ambientes e produtos que oportunizem a inclusão de pessoas com deficiência.
Qual das alternativas corresponde ao caráter fundamental do desenho universal?
A.
O caráter fundamental do desenho universal é atender especialmente aos deficientes físicos, oportunizando a esses usuários a adequada utilização de todos os espaços, ambientes e equipamentos.
B.
O caráter fundamental do desenho universal é disseminar os pressupostos de acessibilidade em espaços públicos, permitindo que os deficientes físicos tenham acesso a eles com conforto e segurança.
C.
O caráter fundamental do desenho universal é priorizar as soluções para atender às restrições dos deficientes cognitivos, por meio de ferramentas projetuais de inclusão.
D.
O caráter fundamental do desenho universal é evitar a necessidade de projetos para ambientes e produtos especiais para pessoas com deficiência, assim pode ser assegurado que todos possam utilizar a totalidade dos componentes do ambiente e dos produtos.
E.
O caráter fundamental do desenho universal é determinar diretrizes para a inclusão dos deficientes sensoriais em geral, criando ferramentas de projeto que incluam os usuários com restrições nas capacidades perceptivas.
A opção D corresponde ao caráter fundamental do desenho universal. O desenho universal busca criar espaços, ambientes e produtos que possam ser utilizados por todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou outras restrições. O objetivo é evitar a necessidade de projetos especiais para pessoas com deficiência, garantindo que todos possam ter acesso e utilizar todos os componentes do ambiente e dos produtos.